Páginas

domingo, 4 de setembro de 2016

Bernardo Carvalho retrata paixão e terrorismo em novo livro

Com um título que remete a Rolling Stones e uma trama que fala de sexo e violência, Simpatia pelo demônio pode parecer a um desavisado um livro feito sob medida para o grande público. Não é o caso. Seu autor é Bernardo Carvalho, cuja frase "não me interessa o leitor" foi uma das mais comentadas (de maneira ferina) na Flip deste ano. Mas nem por isso estamos diante de um romance de difícil leitura: a nova obra do autor de Nove noites e Reprodução é uma bem narrada história sobre temas atuais, como terrorismo e pensamento totalitário.

Logo nas primeiras páginas, Carvalho alerta que a "simpatia" do título tem sentido diferente do referido na stoniana Simpathy for the devil – enquanto, em inglês, "simpathy" quer dizer "consideração", no livro "a simpatia pelo demônio é simpatia mesmo". O belzebu, no caso, é chihuahua (assim, em minúsculas), um neurocientista mexicano manipulador que exerce atração em Rato, funcionário brasileiro de uma agência humanitária em Nova York que está passando por uma crise pessoal.

A trama se inicia quando Rato é enviado para pagar o resgate de um prisioneiro em uma região ocupada por jihadistas. Em uma narrativa que vai e volta no tempo, o leitor descobre aos poucos o desfecho da aventura, bem como a história da destrutiva relação amorosa do protagonista com o mexicano. Os nomes de animais para os personagens se explicam ao longo da narrativa. Foram escolhidos por darem também uma atmosfera de fábula ao livro, segundo Carvalho.
Com momentos de ação combinados a longas reflexões, Simpatia pelo demônioé um livro que explora as similaridades entre opostos. Trata-se de uma leitura que expõe as ambiguidades de um mundo no qual jamais se tem certeza onde o demônio pode realmente estar.
Simpatia pelo demônio
De
Bernardo Carvalho
Links para compra do livro.
Amazon por R$39,43
Livraria Cultura por R$44,90
Saraiva por R$39,10
Livraria da Travessa por R$35,47
Submarino  por R$44,90

28 comentários:

  1. Olá Jean...
    Não conhecia o livro, e nem o autor. Mas não gostei da premissa do livro, vou deixar passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eita que autor mais polêmico... não o conhecia ainda e pra ser sincera não sei se tenho interesse... sei lá não me instigou pra ser sincera!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii Jean, como vai?
    Que ideia incrível essa do autor e confesso que achei realmente muito linda, quero saber mais sobre ele com toda certeza <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não me atrai a ideia do livro, mas é como sempre digo, tem sempre um (ou muitos) leitores para cada gênero literário. E neste caso o leitor interessa... E muito! rs
    BJs

    ResponderExcluir
  5. Olá Jean,
    Ainda não conhecia o livro, mas não fiquei interessada na leitura, infelizmente. Apesar disso, acho que é inevitável não dizer que essa similaridade entre opostos é interessante.
    Vou deixar a dica passar.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Parece uma história bastante intensa. Achei a premissa do livro bem interessante, vou anotar a dica. Gostei da ideia de opostos, se for bem trabalhada é um tema e tanto.

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia o livro e nem o autor, mas ele parece ser do tipo que chama polêmica KKK, o livro parece ser bem atual e com temas que são tabus em nossa sociedade, somente autores bem corajosos fzem coiss como essas.

    ResponderExcluir
  8. Wow, nada sabia sobre o livro, mas já estou acessando a Amazon para dar uma olhadela. Como ignorar um autor e uma obra que estão polemizando temas sobre os quais quase ninguém fala na literatura? Gostei do título e da explicação sobre ele. Interessante, incômodo, provocativo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Jean.

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante. Vou procurar na Amazon para adquirir e conhecer esta obra que provavelmente será uma grande polêmica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia nem o autor e o livro e a premissa me chamou bastante atenção. Infelizmente o preço está meio salgado e não poderei adquirir agora, mas vou deixar anotado aqui.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu também não conhecia o livro, e nem o autor, mas a premissa não me chamou muito a atenção. Achei interessante e diferente de tudo o que eu já vi, mas o gênero não me atrai, e não é bem o tipo de coisa que eu estou querendo ler no momento. E eu vou ter que concordar com a Carolina ali em cima...haha' o preço está um pouco alto.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, e devo concordar que o preço esta salgado mesmo haha.

      Excluir
  12. O livro parece ser bem interessante, a temática atual e densa me chama atenção. Não sei em que contexto exatamente ele falou a tal frase polêmica, mas alguns autores se limitam bastante ao se prenderem na tentativa alucinante de agradar os leitores. :)

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá que bacana essa postagem, o livro parece ser bem interessante...abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá. "Não me interessa o leitor" já é de espera que essa frase criaria transtorno e seria muito comentada. Não é um livro que me interessou, mas lendo algo desse escritor talvez possa vir a me interessar. Gostei da lista de onde comprar o livro que você fez, assim da para comprar os preço e decidir onde comprar. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei a lista por que ajuda mesmo o leitor a saber onde fica mais barato haha.

      Excluir